Aparelho Ortodontico: A minha Experiência

Meti aparelho quando entrei para a faculdade e estive 3 anos com ele!
É bastante tempo é verdade, mas cada caso é um caso. No meu atrasou um pouco mais devidos aos dentes do siso e porque não sou 100% certinha.
Meti aparelho porque tinha os dentes do maxilar superior tortos e ainda tinha os maxilares desalinhados.
Aposto que a primeira pergunta para quem está a pensar, ou precisa, de usar aparelho é: “Se meter aparelho dói?”. 
Vou ser sincera o momento de meter o aparelho não doí rigorosamente nada, o que dói são os dias a seguir porque não vão conseguir comer, vão ter os dentes doridos e uma dorzinha constante que passado uns dias passa (claro que difere de pessoa para pessoa).
Inicialmente coloquei só o aparelho do maxilar de cima e passado dois meses coloquei o de baixo, que me custou a habituar um bocadinho mais.
Vai ser estranho porque vão ter a boca cheia, mas habituam-se. Vão passar a ir ao dentista todos os meses para fazer a manutenção do aparelho.
Chegará a pior altura de todas que é a altura de usar os elásticos do diabo! Aí sim, meus caros/as dói, dói, é chato, é horrível, não conseguem falar, mas é bom para usarem nas aulas! Não vão ser chamados à atenção e o principal de tudo é que vai acelerar o processo.
Relativamente à alimentação, lamento desiludir, para quem é como eu e é muito adepto de sumos com gás, pipocas, pastilhas…pois é, podem começar a mentalizar que vão ter de riscar isso da vossa alimentação.
Vou ser sincera, eu continuei a comer as pipocas e a beber sumo com gás, mas como se diz, não façam o que eu faço, façam o que eu digo, neste caso o que o vosso dentista diz.
Em termos de higiene, sim o procedimento fica mais chato. Perdem mais tempo, mas também mais vale perder tempo do que andar com um bocado de alface nos dentes como andava a Yzma do filme do Pacha e o Imperador.
Vão começar a usar uma escova mais macia e um escovilhão que vai ser o vosso fiel amigo, vai servir para limpar entre as brackets! E POR FAVOR USEM-NO!! As pessoas que vão estar convosco diariamente agradecem!
Por fim, a melhor parte, a parte que eu esperei durante 3 anos!
Tirar o aparelho! WOHOHOOHOHOH
Eu tirei o aparelho no dia 30 de Novembro, não dói nada, é uma sensação super estranha!
No meu caso voltei a ver o meus dentes gigantes, eles sempre foram, mas estavam disfarçados e agora voltaram.
Vão ter de usar um aparelho fixo de contenção do maxilar inferior que fica por de trás dos dentes e um aparelho móvel para o maxilar superior, que no meu caso tenho de o usar todas as noites.
Para terem estes aparelhos de contenção vão ter de fazer um molde, é um 
bocado chata essa parte porque vão estar ali a babar e tal, e eu fiquei um bocado mal disposta, mas a vida continua!
E FIMMM! Vão ter os vosso dentinhos todos alinhado, direitinhos, lindos e fantásticos.
Se forem como eu vão passar o dia inteiro a ver os dentes num espelho.
É um processo chato, mas que no final vale muito a pena tanto a nível estético como a nível de saúde dos vossos dentes!
Já sabem se quiserem partilhar as vossas experiências ou tirar duvidas, comentem!
Muitos sorrisos e beijos 💖




6 comentários:

  1. Adorei, adorei!!! :)
    Obrigada por divulgares aquilo que me espera nos próximos tempos...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah de nada! Custa, é chato, mas no final o resultado vai compensar!

      Eliminar
  2. Grande caminhada... mas olha que valeu a pena ;)

    Cuidado com as pipocas, senão precisas de um aparelho para medir a insulina :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado que estamos! Mas é dia de festejar! Obrigada!!

      Eliminar
  3. Sorte a minha de ter uma madrinha linda com ou sem aparelho! Continua a orgulhar-me miúda 💜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awn não faz isso se não eu choro! Obrigadaaa por tudo 😊❤

      Eliminar