Oh Exames!

Hello! Espero que o vosso Natal tenha sido extraordinário!
Como se costuma dizer depois da tempestade vem a bonança. Mas, infelizmente, neste caso é mais “depois da bonança vem a tempestade” para os universitários principalmente.
Venho dar 8 dicas para a tempestade que aí se segue…ESTUDAR PARA OS EXAMES de Janeiro.

1ª: Local Organizado
Estudem lugar que seja harmonioso e que esteja tudo arrumado, porque se formos estudar numa secretária toda dessarumada ou num quarto desarrumado o nosso pensamento em vez de estar no estudo vai estar no que vão ter de arrumar (até porque tudo fica mais interessante do que estudar).
2ª: Telemóvel e redes sociais FORA
Pois é, é triste, mas ninguém se consegue concentrar a 100% se estivermos de 5 em 5 min a ver as nossas notificações, por isso toca a arranjar maneira de o telemóvel estar bem longe!
Para quem precisa do computador, como eu, toca treinar a vossa força de vontade!!! Façam um esforço para não abrir outro separador e escrever a palavra “Facebook” ou “Instagram” e vão ver o orgulho que vão sentir em vocês.
3ª: Horário de estudo e dias
Comecem por analisar os vossos exames, em que dias calham e quais os que acham que são mais difíceis e precisam de mais tempo!
Com isso, depois só tem de fazer uma agenda semanal e decidirem o que vão estudar cada dia.
Também é importante perceberem qual o vosso horário mais produtivo, se é de manhã, tarde, noite, tentem estudar em diferentes horários para perceber em qual se concentram melhor.
4ª: Definir objectivos
Antes de começarem a estudar definam o que querem estudar. Qual a cadeira a começar primeiro e o quanto querem avançar nesse dia, aconselho a que a vossa meta não seja demasiado alta (temos de ser realistas), depois se vos apetecer estudar mais um pouco até se vão sentir melhor por estudarem mais do que era previsto nesse dia.
5ª: CHOREM
Esta é a vossa altura de chorarem tudo o que tiverem, de panicar, de gritar…
Só não rasguem os vossos apontamentos que depois arrependem-se!!
Libertem a vossa raiva e má energia!
Depois disto voltamos para o estudo com os olhos inchados e o nariz entupido, mas muito mais calmos!
6ª: Fazer esquema e estudar a ensinar
Esquemas! Os esquemas ajudam imenso o vosso estudo. Escolham palavras chaves porque depois quando tiverem no exame e se lembrarem dessa palavra já vão saber o que está ligado a ela.
Outra técnica de estudo pode ser “ensinar”. Se estudarem em grupos façam um à vez, cada um vai tirando as dúvidas dos outros. Se preferirem estudar sozinhos ensinem as vossas paredes, ou peçam a alguém que vos oiça a explicar a matéria e tentem fazer perguntas a vocês mesmo e responder de seguida.
7ª: Pausas
Não somos super heróis que não precisam de descansar ou de comer.
Já não se conseguem concentrar? já precisam de ler uma frase 4 vezes seguidas para a perceber? Provavelmente é preciso um pouco de descanso, vão dar uma volta com amigos, vão lanchar, ver um filme ou uma série (só não comecem a ver séries novas e que já tenham muitas temporadas porque depois não vão querer parar, foi um erro meu).
8ª: Não estudar até tarde na noite antes do exame
Não se esforcem muito, o objectivo aqui é consolidar o que já sabem, o que não sabem paciência…porque se começam a perceber que há muitas coisas que não sabem vão começar a panicar e pode ser ainda pior!
Eu própria tenho de tentar meter este em prática…
Tenham uma boa noite de sono, descansem.

Espero ter ajudado, caso contrário ao menos fizeram uma pausa no estudo, porque lá está, tudo se torna mais interessante, até mesmo um mosquito.
Boa sorte para todos! Vamos conseguir, mais tarde ou mais cedo, porque o que costumam dizer é que o fácil é entrar, difícil é sair…
Beijos💖


2 comentários:

  1. Ahah tal e qual! Adorei as dicas! O meu gato também já aprendeu muito com as minhas aulas em voz alta! E a primeira coisa que faço também é sempre ver os dias dos exames e escrever no calendário qual a cadeira que vou estudar em cada dia!

    ResponderEliminar