Experiência de Voluntariado na SCML

E ai maltinhaa!
Tenho uma pergunta para vos fazer!
Voluntariado? Fazem? Já pensaram em fazer?
Pois bem, eu vim contar a minha experiência no voluntariado!
Comecei a fazer voluntariado há cerca de um ano na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Escolhi em Lisboa porque como estudo lá achei mais fácil para me organizar. Mas há imensos lugares onde podem fazer voluntariado.
Enviei uma ficha de inscrição que está disponível no site da Santa Casa, depois eles contactaram-me para uma entrevista.
Na entrevista pediram-me também para decidir que tipo de voluntariado eu queria.
O tipo de voluntariado que escolhi fazer na Santa Casa foi apoio ao estudo, mas podia estar a fazer outro tipo como no domicílio, nos lares, no museu de S. Roque, etc.
Finalmente tive de fazer uma formação e fui colocada num dos Centros de Apoio da Santa Casa, o CAF (Centro de Apoio Familiar).
Dei apoio ao estudo inicialmente a uma menina, mas digo-vos já que vão passar por certas situações em que simplesmente as coisas não correm como planeado. Vão lidar com vários tipos de pessoas e é bom que tenham isso em mente.
Depois comecei a dar a dois irmãos, uma rapariga e um rapaz, de anos diferentes!
A melhor recompensa que podem ter no final é ouvirem as palavras “gosto muito de ti” acompanhado com um abraço.
O voluntariado não precisa de ser só com pessoas, podem fazê-lo relativamente aos animais, eventos, etc e são imensas as maneira que o podem fazer.
Por vezes entregar só um saco de roupa ou comida já é a maior alegria que podem dar!
Ajudem quem precisa, não se esqueçam que podem não ganhar milhões de euros mas vão ganhar milhões de sorrisos!
Alguma dúvida ou experiência que queiram partilhar comentem!
Beijos 💖

Para fazer voluntariado na Santa Casa Da Misericórdia de Lisboa:

Bolsa do Volunariado:




6 comentários:

  1. Olá! Também já fiz no canil de Alcochete e gostei muito! Como os cães não conseguiam sorrir, o que eu recebia era baba e sujidade :D E era bem bom! xD

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês! Parabéns pelo teu blog. Esta questão do voluntariado é muito interessante. Diz-me só uma coisa, disseste que foste tu a escolher o tipo de voluntariado, mas eles pedem algumas qualificações consoante os tipos? Ou qualquer pessoa pode escolher qualquer um? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Oláa! Obrigada, espero que estejas a gostar!
    As únicas qualificações que pedem são as habilitações literárias. Não tens de ter obrigatoriamente experiência, acho que o factor principal aqui é boa vontade e responsabilidade.
    Contudo, no meu caso, como era dar apoio ao estudo eu tive a noção daquilo que me sentia mais à vontade a ajudar era história, português e geografia.
    Essa responsabilidade vai partir sempre de ti.
    Vais ter sempre uma entrevista no processo e depois uma formação!
    Espero ter respondido à pergunta e que chegues a fazer parte da equipa! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Não sabia se era preciso ter algum curso ou qualificação. Assim sempre é mais fácil todos poderem ajudar! Beijinhos

      Eliminar
    2. De nada, sempre que precisares! Sim, quanta mais ajuda melhor! Beijinhoss!

      Eliminar